contato@babiloniaeditorial.com.br
apresentacao

A edição de livros é uma atividade de bastidores. Um livro bem editado requer cuidados e características indispensáveis à sua execução. E não são poucas as etapas, atribuições e desafios designados aos envolvidos na gestão e produção editorial e gráfica. À parte as exigências e especificidades do ofício do profissional do livro, o PRAZER, o CONHECIMENTO e a PAIXÃO envolvidos no NEGÓCIO do livro tornam a dinâmica editorial fascinante. BASTIDORES DO LIVRO é um curso INTENSIVO em módulos que abrange todas as etapas da cadeia editorial para publicar livros de QUALIDADE, em diferentes formatos e suportes, e sobre diversos temas. Estes WORKSHOPS de FORMAÇÃO e CAPACITAÇÃO apresentam as ferramentas e as informações necessárias sobre GESTÃO, PRODUÇÃO e EMPREENDEDORISMO EDITORIAL e GRÁFICO, com análises, diagnósticos e CASES de MERCADO.

programa

SEGUNDA-FEIRA

modulo1

6 DE JULHO com MICHELLE STRZODA

    • Apresentação [com KÁTIA REGINA SILVA]
    • Panorama do mercado de livros no Brasil
    • A gestão e o processo editorial

TERÇA-FEIRA

modulo1_

7 DE JULHO com MICHELLE STRZODA

    • Catálogo: Linhas + nichos + tendências
    • Os diferentes tipos de livros, editoras, autores, editores
    • O publisher: Vocação + personalidade + atuação + liderança
    • A equipe editorial
    • Livro: Produto cultural

QUARTA-FEIRA

modulo1_

8 DE JULHO com FML PEPPER + MICHELLE STRZODA

    • Self-publishing: O autor-editor
    • Modelos de produção + prospecção + plataformas + desafios + oportunidades
    • O autor-empreendedor
    • FML Pepper: De best-seller da Amazon para uma editora de entretenimento
    • Lançamento do livro “Não Pare!” [haverá venda de livros e autógrafos com a autora]

QUINTA-FEIRA

modulo1_

9 DE JULHO com STÉPHANE CHAO

    • Preciso de um agente?
    • O papel do agente no cenário contemporâneo
    • Perfis de negociações e contratos
    • Direitos autorais
modulo1_

13 DE JULHO com CRISTIANE COSTA + MAURO VENTURA

    • Jornalistas-editores-autores: Versatilidade do profissional editorial em alta
modulo2

14 DE JULHO com CAROLINA SELVATICI

    • Tradução editorial: O processo e o profissional de tradução
    • Requisitos essenciais para a publicação de obras estrangeiras
modulo2_

15 DE JULHO com MICHELLE STRZODA

    • O texto: Elaboração + conteúdo + redação + preparação + copidesque + revisão + cotejo + estabelecimento
modulo2_

16 DE JULHO com KÁTIA REGINA SILVA

    • Profissionais do livro: Atribuições + relacionamento + prestação de serviço
    • O tráfego dos trabalhos
    • Diagramação de livros, revistas e materiais promocionais
modulo3

20 DE JULHO com CARLOS LOBÃO + KÁTIA REGINA SILVA

    • Conhecimentos técnicos: Conceitos + processos + papéis + recursos
    • Fechamento de arquivos
    • Relação editor-produtor gráfico
modulo3_

21 DE JULHO com MARCELO ALVES + MAURÍCIO HADDAD

    • O processo de impressão
    • O mercado gráfico hoje: Perfis + ajustes + tecnologia + tendências
    • Impressão offset e sob demanda
modulo4

22 DE JULHO com RAFAEL NOBRE

    • Design de capa
    • Breve histórico do design de capas no Brasil
    • Referências estéticas
    • Tipografia
    • A parceria entre editor e designer para o sucesso de um produto editorial
    • O meio-termo entre arte, design e produto comercial
modulo4_

23 DE JULHO com KÁTIA REGINA SILVA + MICHELLE STRZODA + RAFAEL NOBRE

    • Design de miolo
    • O projeto gráfico: Conceito + briefing + vertentes + intenções
    • Branding editorial: Gestão de marca + design + marketing + (re)posicionamento de mercado + discurso
modulo4_

27 DE JULHO com CRIS ALHADEFF + RAFAEL NOBRE

    • O livro ilustrado
    • A relação entre texto e imagem
modulo-5

28 DE JULHO com FRINI GEORGAKOPOULOS + RAFFA FUSTAGNO

    • Entre leitores, blogueiros, fãs, livreiros, autores: Experiências em eventos
    • Case: Clube do Livro Saraiva
modulo-5_

29 DE JULHO com JULIO LUDEMIR + MICHELLE STRZODA

    • Promovendo o livro e formando público leitor
    • Feiras e festas pelo Brasil e no mundo
    • Case: Festa Literária Internacional das Periferias (Flupp)
modulo-5_

30 DE JULHO com MICHELLE STRZODA

    • Imprensa + Marketing editorial
    • Redes e ativação: Conteúdo digital + mídias sociais
    • Mapeamento e plano de comunicação: Criação + estratégia + foco + mensuração de resultados
    • Relacionamento e fidelização
modulo6

3 DE AGOSTO com KÁTIA REGINA SILVA

    • A produção de livros digitais
    • Ferramentas essenciais
    • Suportes, programas, aplicativos e plataformas: Demandas pontuais
    • A experiência da leitura digital: E-readers + tablets
modulo6_

4 DE AGOSTO com CAMILA CABETE

    • A vida do livro digital
    • O lugar do e-book no mercado editorial
    • Formação de leitores digitais e seus agentes: Um processo em construção
    • Iniciativas em pequenas, médias e grandes editoras e start-ups
    • Distribuição
modulo6_

5 DE AGOSTO com LIVROGRAM + PONTE DE LETRAS

    • Cases empreendedores em mídia digital: Motivação + público-alvo + viabilização
modulo7

6 DE AGOSTO com LUIS FERNANDO SALLES + MARCELO PRAÇA + RAQUEL MENEZES

    • Desafios de comercialização e logística de livros
    • O mercado livreiro
    • Venda de livros para governo
    • Gargalo: Distribuição de livros no Brasil
participantes
publico-alvo
    • Profissionais e estudantes de Comunicação Social, Letras, Design Gráfico, Marketing, Administração e Ciências Humanas em geral. Profissionais e futuros profissionais do livro. Escritores, editores, livreiros, gráficos, produtores e assistentes editoriais e culturais, tradutores, pesquisadores, professores, bibliotecários, empreendedores e interessados no mercado editorial.

local
Logo-cortejo

Rua Mário Portela, 106 Laranjeiras . Rio de Janeiro

imprensa
apoio