Despedida babilônica em Curitiba, #soquenao

Foto: Divulgação Charneira

Por Paula Cruz

A primeira edição da Charneira, na PUC-PR, termina hoje e foi marcada por inúmeras palestras, workshops e mesas-redondas. Tive o prazer de participar não só de uma mesa-redonda incrível sobre mercado editorial, impressos e projeto autoral, como também expus meus trabalhos e o catálogo autoral da Babilonia nesta feira, que tem tudo para se consolidar no circuito nacional de eventos independentes de impressos.
Organizada por universitários, a Charneira começou em 24 de setembro já mostrando a que veio: várias facetas do design foram abordadas por mais de 40 profissionais de diversas cidades de vários cantos do país em uma semana repleta de atividades. Desde exibições de filmes até apresentações de cases de sucesso, o evento mostrou a diversidade e versatilidade do campo do design.

Foto: Divulgação Charneira

A mesa-redonda da qual participei na manhã de terça-feira, chamada “Impressos e mercado editorial autoral”, contou com a presença dos ilustres Heitor Kimura, Diego Sanchez e Marcelo Fiedler, finalizando o grupo com uma mediação ímpar por Leandro Catapam. Foi um bate-papo animado no qual abordamos temas como dificuldades do mercado editorial e a importância da produção autoral no mundo dos impressos. Falamos sobre a relação entre mídia impressa e e-books, a visão conturbada entre design modernista e pós-modernista, além das diferenças entre mercado editorial brasileiro e estrangeiro. Foram duas horas de conversa e, sobretudo, aprendizado com gente que ama o que faz.
Ao lado de mais 10 expositores dos mais diversos ramos, apresentei trabalhos que desenvolvo e livros em que botei a mão na massa na Babilonia. Em comum, o amor às produções impressas. O público pôde conferir e adquirir impressos autorais feitos com todo o carinho do mundo; de postais a broches, de cartazes a prints. Lá pela feira também estavam os livros da Babilonia, com o debutante do momento numa das cidades mais aptas à vida ciclista: “Bikenomics”, de Elly Blue, o primeiro título estrangeiro do catálogo.

Foto: Equipe Babilonia

Depois de um dia intenso de eventos e programação, voltei para o Rio de Janeiro a toda, com inspiração para dar e vender visando novos projetos. Foi muito gratificante fazer parte de um evento tão bacana, com a participação de tantos profissionais incríveis.
Resta dizer, porém, que este será último post no blog da Babilonia que assino como integrante da equipe. Após um ano de trabalho e diversão, irei ao encontro de novos mares. Não consigo descrever ao certo o quanto esta despedida é importante para mim, pois marca o final do melhor ciclo profissional que já tive.
Em 2015 o estágio na Babilonia parecia promissor e emocionante; minhas expectativas eram altas. Ainda assim, consegui superá-las num desses casos raros que a realidade é melhor do que a gente espera. Cresci muito num ambiente de trabalho maravilhoso, ao lado dos melhores profissionais do mercado que, ao mesmo tempo, são as pessoas mais humildes e sensatas com quem já convivi.
Ah, só que volto a integrar a equipe na 4ª temporada do Bastidores do Livro, um ciclo sobre livros e empreendedorismo que vai rolar daqui a pouco no Rio. Poderia estender esta despedida, mas resta dizer: a saudade fica junto com meu muito obrigada! Então, peraí, nem vai dar tempo de sentir tanta saudade. Volto já. :)

Paula Cruz

Estudante de Comunicação Visual Design na EBA|UFRJ, atravessou o Atlântico para viver em ares holandeses e descobrir os mestres da tipografia, impressão e design neerlandeses. Estudou na Willem de Kooning Academy em Rotterdam, nomeada em homenagem ao ex-aluno pintor. É colunista na revista “Clichê”, abordando principalmente design, filosofia e história da arte. Desenvolve projetos pessoais que unem o amor ao texto, design e pesquisa, tais como HQs, zines, composições tipográficas e cartazes.

Tags:

This post has 4 Comments

  1. Dedicated servers on 7 de agosto de 2017 at 9:11 pm Responder

    Empresa de gestao, producao de conteudo e design editorial, cultural e artistico, da concepcao a recepcao do publico-alvo. Inovacao em solucoes impressas e digitais, apuro, qualidade e dinamismo sao os diferenciais da Babilonia, um dos principais polos criativos de servicos editoriais no Rio de Janeiro, com atuacao em ambito nacional.

  2. Leeannsoype on 10 de agosto de 2017 at 3:19 pm Responder

    Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil 3.0”:
    captchas recognition of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another categories of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other software.

    Interested? You can find a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.
    You read it – then IT WORKS!
    Good luck!

    XRumer201708c

  3. Porter Hosey on 14 de agosto de 2017 at 6:10 pm Responder

    good post.Never knew this, thanks for letting me know.

  4. Maryasoype on 18 de agosto de 2017 at 4:21 pm Responder

    http://salexrumer.site/

    Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil 3.0”:
    captchas recognition of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another types of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.
    You read it – then IT WORKS!
    Good luck 😉

    http://salexrumer.site/
    XRumer201708yy

Leave a Comment