contato@babiloniaeditorial.com.br

Babilonia Cultura Editorial

Empresa de gestão, coordenação e produção de conteúdo editorial, cultural e artístico, da concepção à recepção do público-alvo. Inovação em soluções impressas e digitais, apuro, qualidade e dinamismo em produção editorial e cultural são os diferenciais da Babilonia e de seus sócios-fundadores, Michelle Strzoda e Rafael Nobre, que juntos realizaram experiências de projetos editoriais bem-sucedidos pré-Babilonia. Uma babel de cultura e conhecimento. Uma grande cidade de livros e publicações erguida pela ousadia de seus habitantes. Babilônia remete a profusão de línguas, de vozes, de povos, de movimentação. Urbe, imensidão, imponência, personalidade, trânsito, multidão, complexidade, rotas culturais, canais de informação. Inspirada no vocábulo “Babilônia”, que remonta desde o terceiro milênio a.C. a conceitos de civilização, inovação e arquitetura, rotas comerciais e profusões artísticas, e nos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, a Babilonia tem três pilares de sustentação: Cultura, Design e Comunicação.

EXPERTISES

01_big

PROJETOS CULTURAIS

Elaboração
Gestão
Produção
Inscrição em leis de incentivo
Comunicação

02_big

EDITORIAL

Consultoria
Gestão editorial
Produção de conteúdo
Design de capa e miolo
Diagramação
Produção gráfica
Tradução
Tratamento de texto
Autopublicação

03_big

DESIGN & ILUSTRAÇÃO

Branding cultural
Material institucional
Relatórios
Promocional
Impressos e digitais
Ilustração

04_big

CURSOS & EVENTOS

Curadoria
Capacitação
Produção
Divulgação

PROJETOS CULTURAIS

A Babilonia tem uma cartela de projetos culturais e editoriais em busca de captação de recursos.

Caso você seja captador, empresário, ou governo, e tenha interesse em conhecer e trabalhar em parceria conosco em nossos projetos – nas áreas de: museus, fotografia, design de moda, cinema, gastronomia e literatura –, contate-nos.

EQUIPE

Michelle Strzoda

Diretora editorial

É jornalista, tradutora, editora e gestora cultural. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 14 anos com livros, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo, em editoras como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra, Tinta Negra Bazar Editorial. Foi repórter freelancer da "Folha de S.Paulo", e colaborou para "O Globo", "Jornal Rascunho", "Revista Cult", "Bons Fluidos", "Entrelivros" e "Digestivo Cultural". É autora de "O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: Jornalismo e literatura no século XIX" (Casa da Palavra|Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti 2011, e coautora da "Revista 450 Anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro" (Academia Carioca de Letras, 2015).

Gosta de literatura latino-americana e do Leste Europeu. Lê sempre mais de um livro ao mesmo tempo. Ouve rock, mas não dispensa um flamenco e o samba da Portela. Adora Frida Kahlo, Clarice Lispector, Orhan Pamuk, Manuel Rivas, Almodóvar, Wolfgang Becker. Com moleskines e livros na bolsa, viajar pelo mundo, descobrir histórias e pessoas interessantes estão sempre em pauta.

Rafael Nobre

Diretor de criação

Designer e ilustrador formado em Comunicação Visual pela EBA|UFRJ. Trabalhou no departamento de design da Redley e do Grupo Editorial Record. Atuou como freelancer de 2007 a 2012, quando se tornou sócio da Babilonia Cultura Editorial. Cria projetos de design para capas e miolos de livros, revistas e catálogos. Em 2012, teve três trabalhos selecionados entre os dez finalistas do concurso Melhor Capa de Livro 2011 Getty Images Brasil, no qual o projeto gráfico de capa "A festa do século", publicado pela Bertrand Brasil, foi premiado com o segundo lugar.

Paralelamente aos trabalhos comerciais, mantém uma produção artística de desenho, pintura e fotografia. É fã de música islandesa, em especial da cantora Björk. Adora assistir a documentários e relaxar na praia com os amigos.

katia

Kátia Regina

Diretora de produção

Formada em Jornalismo com pós-graduação em Letras pela Uerj, nos últimos cinco anos comandou a Editoriarte, tendo produzido mais de 1.500 livros, entre eles best-sellers nas listas de mais vendidos do país. Começou sua carreira no "Jornal do Brasil". Trabalha há 25 anos no mercado editorial, tendo atuado durante 15 anos no Grupo Editorial Record. Foi coordenadora de produção da ô de casa durante quatro anos, sendo responsável por inúmeros projetos de livros, revistas e anuários, com os mais variados graus de dificuldade.

Observadora por natureza e atenta aos detalhes, não foi difícil se apaixonar pelos livros. A série Vaga-Lume foi uma das suas primeiras paixões, passando pelas histórias de Agatha Christie e os clássicos indicados pela escola. Aos 13 anos, trabalhou como voluntária numa biblioteca no Centro do Rio só para ler e conviver diariamente com livros. Usava a própria mesada para pagar a mensalidade do Círculo do Livro. Apegada ao livro físico, está se aventurando agora pela leitura digital.

Luciana Mello

Produção

Formada em Letras (Literatura), cursa pós-graduação em Edição e Gestão Editorial no Nespe/Universidade Santa Úrsula. Lecionou para turmas de ensino fundamental e alfabetização de adultos. Trabalhou para as editoras Escuta, Scortecci e Medcel. Sua principal habilidade é a diagramação de publicações.

Caseira por natureza, gosta de ler e não desapega dos impressos, afinal manusear o livro faz parte do seu apego pela leitura. Suas histórias preferidas estão nas páginas de fantasia e romances – com grandes vilões, de preferência. Adora coleções e sagas, melhor ainda se ganharem adaptações cinematográficas. É fã de séries de comédia, sitcom, ação e aventura.

Andre Manoel

Designer

Estudante de Design na PUC-Rio, especializou-se em publicações e tipografia durante o intercâmbio na Savannah College of Art and Design, na Georgia, Estados Unidos. Trabalhou na Warner Music Group, em Nova York, e no canal FOX Sports.

Entusiasta de tipografia e literatura, é cozinheiro aos finais de semana e fã de animações e musicais. Sua mesa é facilmente identificável pela decoração Disney. Cresceu entre livros, mas, como boa cria dos anos 1990, teve seu despertar literário com Harry Potter e desde então não sai de casa sem um livro nas mãos. Hoje em dia, Saramago, Dostoiévski e Anne Rice viajam com ele. Porém, no calcanhar esquerdo, o 9 ¾ gravado na pele não deixa esconder seu primeiro amor.

CLIPPING

– Rádio CBN – Empresa oferece soluções impressas e digitais em toda a cadeia de produção e gestão de conteúdos para editoras – 23.8.2012 – Ouvir – Matéria Vá ler um livro – MTV – 30.9.2012 – Ler – 10 grandes capitas de livros no Brasil – Listas literárias – Ler – Blog Sobrecapas – Entrevista sobre a capa “20 mil léguas submarinas” – 30.11.2011 – Ler – Blog Sobrecapas – Entrevista sobre a capa “A mão do diabo” – 26.9.2011 – Ler – Blog Sobrecapas – Entrevista sobre a capa “A luz da noite” – 15.3.2011 – Ler – Rede TVT – Rio celebra primavera de livros – 18.11.16 – Ver

CLIENTES & PARCEIROS