contato@babiloniaeditorial.com.br

As vantagens de não ser invisível

Cursos de capacitação editorial ajudam a impulsionar a carreira

Por Bianca Battesini

Quando entrei na Escola de Comunicação da UFRJ, estava decidida a cursar Produção Editorial. No entanto, dúvidas ainda pairavam na minha cabeça: o que faz, de fato, um editor? No que consiste o trabalho? Como funciona o mercado?
Ao compartilhar minhas inquietações com uma amiga, ela me indicou a Babilonia, destacando que esse empreendimento estava com tudo quando o assunto era situar profissionais do livro no mercado. Curti a página no Facebook e fiquei acompanhando. Logo na primeira divulgação de curso, lá estava eu – e não parei mais. Nascia ali a minha mais nova versão: a “louca dos cursos”, como gosto de brincar.

Soluções

Sanar minhas dúvidas, debater minhas inquietações, articular com outros estudantes e profissionais, saber um pouco mais a realidade, os bastidores do livro foram alguns dos vários bônus que os cursos da Babilonia me trouxeram. Foi através deles que conheci os meandros dos mercados (sim, porque dentro desse Mercado Editorial há vários), aprendi mais facetas sobre a profissão que resolvi seguir, consegui contatos, fiz amizades, compartilhei angústias, me fiz presente, abri a cabeça… Ufa! E olha que ainda há muito (sempre) o que aprender e dialogar.
Os cursos preenchem gaps que a faculdade porventura deixa. Funcionam como um complemento – não é luxo, é aprendizado. É um investimento no profissional que você quer ser e no caminho que quer seguir.
A caminho das conquistas
E a evolução é perceptível. Em um dos primeiros cursos que fiz, apresentei um texto como o exercício havia proposto. Na semana seguinte, a folha retornou para mim cheia de correções e uma anotação indicava onde eu poderia melhorar. No curso seguinte, me permiti aprimorar e inovar e recebi outra anotação: dessa vez elogiosa. Houve até um pedido para divulgar meu pequeno texto.
Além do livro
Os cursos da Babilonia, no entanto, vão além da abordagem clássica de teoria e prática. Tendo em vista sempre que o contexto atual está longe de ser fácil, novas possibilidades e alternativas são apresentadas e, mesmo sem ocultar os problemas, consegue passar esperança. E é com enfoque na inovação e no empreendedorismo – pilares que sustentam a Babilonia – que o próximo curso Economia Criativa em Cultura Editorial – com início neste sábado, 4 de junho, na Estação das Letras – traz convidados experts no assunto para trocar suas experiências reais e nos ajudar a refletir sobre como driblar as dificuldades e alcançar nossos objetivos. Estou curiosa para ouvir Daniel Louzada, da Livraria Leonardo Da Vinci; Dhaniel Cohen, do Flu Memória; Tiago Petrik, da Revista RioETC.
“Mas será que funciona? Será que vale a pena?”, vocês podem se perguntar. Funcionou pra muitos que conheci. Ora, funcionou até para mim: antes admirava de longe e agora, não só encurtei a distância, mas também ganhei a oportunidade de colaborar com os esforços da equipe.
Deixo vocês, então, com essa reflexão de Don Juan: “O que é que está esperando? Por que a hesitação de modificar-se?”.

Bianca Battesini

Estagiária de Conteúdo da Babilonia Cultura Editorial, cursa Produção Editorial na ECO|UFRJ. Antes se aventurou pelo caminho das pedras: cursou Geofísica. Participou de projetos de teatro baseados em literatura e de pesquisas sobre livros. Com frequência procura se aperfeiçoar como profissional editorial e estuda idiomas.

Tags:

This post has 2 Comments

  1. Maria Eugenia on 3 de junho de 2016 at 7:02 am Responder

    Parabens! Bom ver você avançando. Beujos e muito sucesso.

  2. Luiz Ramos da Silva Filho on 3 de junho de 2016 at 10:49 am Responder

    Muito bem. Parabéns. As suas atividades demonstram a proatividade que é necessária para que os empreendimentos sejam bem focados e realizaveis..

Leave a Comment